terça-feira, 31 de março de 2009

SPLICING GENÉTICO: CORTE E EMENDA DO RNA


A polimerase do RNA, ao percorrer uma unidade de transcrição eucariótica, transcreve tanta as regiões dos exons quanto a dos introns, produzindo uma molécula de RNAm correspondente a toda unidade de transcrição. Essa molécula de RNA recém-transcrita é denominada pré-RNAmensageiro.

Splicing é o termo usado, que poderia ser traduzido por "corte e emenda", ou seja, é o processo de remoção dos introns de uma molécula de RNA pré-mensageiro. Após a eliminação de todos os introns, o RNA constituído apenas por exons e, portanto, com a instrução genética devidamente "editada", passa para o citoplasma, onde se reune aos ribossomos para ser traduzido em proteínas. Enquanto todos os intros não forem eliminados do RNA, este não consegue sair do núcleo, impedindo que mensagens ainda não completamente editadas sejam eventualmente traduzidas pelos ribossomos.

SPLICING ALTERNATIVO DO RNA

Os cientistas descobriram que uma mesma molécula de pré-RNA mensageiro pode sofrer tipos diferentes de splicing em diferentes tipos celulares, ou seja, o pré-RNA mensageiro é cortado e montado de diferentes maneiras, dependendo do tipo de célula. Esse fenômeno é chamado de SPLICING ALTERNATIVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário